Estou ouvindo Chico Buarque, porque eu sempre gostei muito de suas letras, e se tem alguma música que não gosto eu só passo pra próxima. E estou pensando em como eu era acostumada a fazer dele uma figura praticamente divina.
Outras pessoas endeusam Caetano, com seus cabelos assanhados, e suas músicas e voz muito boas de se ouvir. Ou então são outros mil homens, que são adorados por suas obras, fazendo com que se esqueça que esses caras fizeram muitas bostas na vida. Sem pesquisar, lembro do "deuso" John Lennon, de Bob Marley, do Chris Brown e Eminem, mas, podemos fazer uma pesquisa rápida e aparecem muitos mais: Bill Cosby, Jimmy Page, Polanski, Michael Fassbender, Sean Connery, Sean Penn, Mel Gibson, Nicolas Cage... (quem quiser saber mais desses homens, segue o link: 79 celebridades acusadas de violência doméstica) - Isso só pra ficar na violência explícita, a física e que a sociedade "não aceita", e só os de fora do Brasil...
Ainda podemos expor muitos outros homens "grandes", como Andy Warhol, Hemingway, Nietzsche, T. S. Eliot, Norman Mailer (disse que "um pouquinho de estupro é bom para a alma dos homens"), não poderia faltar nessa lista o adorado Bukowski, Kant, Tolstoy, Oscar Wilde, Freud (sem dúvidas), nossa, como a literatura está cheia de misóginos! E, é bem fácil encontrar homens (e até mulheres, infelizmente) falando sobre os "problemas" que as mulheres tem/são.
Então, nos obrigam a conhecer, estudar, admirar e adorar esses artistas, pensadores, políticos... São séculos adorando a esses homens "incríveis", esses semi-deuses. Agora, se existe um deus que é homem, é óbvio que os humanos podem sim ser "endeusados" e adorados pela população, como próprios quase deuses. Afinal, se deus é a imagem e semelhança dos homens, ele também é machista, autoritário, castiga quem acha que merece ser castigada, e acredita ser dono das mulheres.
Mas, eu rejeito esse deus. Assim, também rejeito adorar e admirar esses homens. Se, pra mim, deus não criou mundo nenhum, homens tampouco são criadores ou autores de coisa alguma. A obra está lá, é algo lindo e maravilhoso, e eu não me importo se for autoria de um homem branco, principalmente. Sei que homens de todas as etnias, regiões e religiões são machistas, e também não devem ser endeusados, mas - notícia chocante! - eles não são - pelo menos, não muitas vezes.
Até homens que a gente não encontra evidências sobre terem falado coisas machistas ainda são misóginos. Porque apesar de não haver evidências de que tenham falado contra as mulheres, tampouco não aparecem informações de terem se posicionado a favor das mulheres ou, pelo menos, tentando fazer com que seus amigos pensem de uma maneira menos odiosa.
Todos os homens desse mundo tem o privilégio de falar, de criar, de escrever, pintar... Fizeram coisas incríveis? Parabéns, não fizeram nada além do que era esperado de que eram capazes. Quero ver se poderiam fazer isso cuidando de filhos, com jornada dupla, sendo afirmados serem péssimos de qualquer forma, tendo milhões de preocupações além de conseguir respirar,aí sim eu acreditaria que mereceria prêmio. É muito fácil se fechar numa ideia/criação quando o resto das obrigações/necessidades serão delegadas a outras pessoas. Usem seus museus, cânones, pódios, palcos e microfones para enfatizar as grandiosas criações "dos homens", eu também rejeito esses prêmios, que resultaram e ainda resultam do sofrimento e opressão de muitas outras pessoas.
Todos os homens desse mundo tem o privilégio de falar, de criar, de escrever, pintar... Fizeram coisas incríveis? Parabéns, não fizeram nada além do que era esperado de que eram capazes. Quero ver se poderiam fazer isso cuidando de filhos, com jornada dupla, sendo afirmados serem péssimos de qualquer forma, tendo milhões de preocupações além de conseguir respirar,
Pra acabar o post, gostaria de afirmar que não sou invejosa, nem amarga nem nada nesse sentido. E, é terrível eu achar que preciso me explicar por fazer essa crítica. E também não estou dizendo para não conhecermos as obras dos caras. Tô dizendo que pra falarmos de alguma arte que nos agrade, deveríamos dizer "olha que arte maneira que esse cara fez, massa" ao invés de "que grande criação esse gênio da literatura conseguiu nos brindar, ele expressa o íntimo dos humanos blablablabla".
Comentários
Postar um comentário
E o seu dia, como está indo?