Tenho exatos 6 dias para terminar dois resumos para as aulas de Culturas Contemporâneas e Questões de História Literária e não sei por onde começar. Não quero uma análise fria dos problemas do mundo, quero propostas de solução. Quero demais.
Li um texto sobre feminismo(s), da Rosalind Delmar, afirmando que as capacidades de pensar e escrever estão reservadas aos homens, enquanto às mulheres fica destinada a capacidade de fazer, esse paradoxo éperigosamente verdadeiro, uma vez que se as mulheres fazem sem pensar, podem fazer muita coisa errada, e que, nessa ação, as mulheres devem pensar as ideias, aproveitá-las, transformá-las e (re)criar outras.
Mas, se aos homens está 'delegado' esse direito de 'pensar e escrever' e o mundo continuaessa bosta de mundo machista, racista, homofóbico, classista e preconceituoso. Se for para mudar, qual é o problema de afirmar que às mulheres está assegurado o propósito de agir e transformar conceitos e esse destino?
Que as mulheres façam algo que mude os discursos, e que os discursos transformem as sociedades.
Para aquelas que não querem negar a Bíblia: Quando a primeira mulher comeu a maçã, ela estava procurando o conhecimento. Ela entregou ao Homem o conhecimento, o Homem disse que a culpa era dela por ele ter recebido o conhecimento, entretanto é o Homem que domina o conhecimento enquanto à mulher está reservada a culpa por querer o conhecimento. Que tal se as mulheres, já tendo a culpa, utilizarem esse conhecimento para ver as injustiças que cercam esse mundo?
Não posso usar um discurso bíblico se quero mudar o mundo! :) Queimem suas bíblias! Libertem-sedesse deus mal que quer castigar o mundo. Que se Deus existe deve querer que as pessoas evoluam, abram suas mentes, que não exista o pecado, porque o pecado não existe. Que se é necessário um 'prêmio' para que as pessoas sejam boas, elas não são boas de fato, são apenas interesseiras em busca de uma recompensa. Sejam pessoas boas sem a necessidade de receber algo por isso, e sejam ruins, se quiserem e precisarem, sem impor regras 'superiores', sem uma desculpa para sua cabeça fechada. O bem e o mal estão em cada um de nós, alguém mais inteligente que eu já disse isso, mas não vou conseguir citar quem disse, e ele se alimenta do que nós alimentamos, os deuses do bem e do mal estão dentro de nós, e a gente deixa agir o qual a gente quer - não dá pra ser só bom ou mau o tempo todo, a harmonia do mundo está nisso... Mas, não é disso que vamos falar!
Se acreditam em Deus, se ele é bom e misericordioso, se ele trouxe as pessoas pra terra para fazerem algo, façam o que acreditam que ele quer de vocês. Não, ele não quer que vocês saiam pregando infelicidade, medo e culpa por onde andarem! Isso é coisa dos Homens, os homens querem a culpa e a opressão das diferenças.
Queimem suas bíblias! É só mais um livro escrito por homensabençoados. Que bençãos são essas? Que leis abençoadas fazem a mulher ser submissa? Que faz de homossexuais, aberrações? Mas, que permite que as filhas façam sexo com o próprio pai, ou que permite estupro das filhas em lugar de hóspedes estrangeiros? (Tá que o segundo exemplo é completamente absurdo, pois é bom 'ensinar a tratar bem o 'imigrante') Aí vão falar que eu tenho que abstrair o velho testamento, que Jesus veio para redimir os Homens e mostrar que Deus é bom e misericordioso, entretanto, no novo testamento ainda temos muitas regras sem sentido, que oprimem as mulheres, mas não os homens, que enchem a cabeça das pessoas de pecados, de medos, que forçam as pessoas a fazer o bem, para não irem pro inferno, sendo que a gente tem que ser bom, sem precisar dessa 'ameaça'.
Ainda não foi provado a existência de deus, isso é uma questão de fé. Mas, essa fé não justifica tratar mal os outros, impedir as pessoas de serem felizes, de cortar a liberdade das mulheres, de achar que algumas pessoas são melhores que outras... Não devemos apenas estender a mão a todos, isto é, tolerar as diferenças, isso até os religiosos fazem! Devemos aceitar as pessoas como elas são, respeitá-las como se fossem uma parte de nós (não vou dizer como se fosse parte da nossa família por que tem gente que não respeita a própria família... Tem gente que não se respeita também, mas aí é outra questão...). Devemos respeitar todosaté religiosos, sem diferenças.
Esse é um passo muito difícil, mas temos que começar. Temos que desconstruir os estereótipos, os preconceitos, as opressões e sermos livres e libertar os outros. Quem acredita em Deus, deve acreditar em Deus, não num livrosagrado escrito por homens que queriam manter o status quo, aumentar as riquezas da igreja, manter seus privilégios de homem branco hétero e cis.
Eu estava falando sobre a mulher ação e aí veio esse papo de bíblia e culpa e tudo mais, mas isso só porque lembrei que Eva agiusem pensar salvando o Homem da ignorância, levou a culpa e nós somos oprimidas até hoje por isso! Ora, no dilúvio toda a terra foi destruída, só sobrou Noé e a família, que eram muito bons pra Deus, e aí veio Jesus, e perdoou todos os pecados da humanidade. ORA! Se todos os pecados foram perdoados, por que ainda temos dores de parto? Por que ainda temos que trabalhar até a morte pra conseguir os alimentos, e uma vida sofrida? Bom, se Deus perdoou todos nós, deveríamos viver num lugar bom! Mas, NÃO! Não vivemos num lugar bom! E não estou falando dos privilegiados! Estou falando das minorias que sofrem preconceitos, discriminações, além das dificuldades que a vida já dá. Não ia mais falar da bíblia e acabei voltando...
Eu estava falando das mulheres como seres de ação. Entretanto, não podemos esquecer do pensamento e da escrita, que, acreditem ou não, também são ações! Quer dizer, mulheres, dividam-se de maneira que as que cada uma façam o que fazem de melhor para combater o patriarcado! E, pronto. Era só isso o que eu tinha pra dizer...
Queria mudar o mundo, mas meu amigo disse que eu não vou conseguir e eu concordo, porque esse é um peso muito grande só pra mim. Mas, vou tentar mudar as coisas perto de mim, e conseguir boas notas no mestrado, se eu conseguir isso já ficarei feliz.Não consigo mudar o pensamento nem da casa onde moro.
Li um texto sobre feminismo(s), da Rosalind Delmar, afirmando que as capacidades de pensar e escrever estão reservadas aos homens, enquanto às mulheres fica destinada a capacidade de fazer, esse paradoxo é
Mas, se aos homens está 'delegado' esse direito de 'pensar e escrever' e o mundo continua
Que as mulheres façam algo que mude os discursos, e que os discursos transformem as sociedades.
Não posso usar um discurso bíblico se quero mudar o mundo! :) Queimem suas bíblias! Libertem-se
Se acreditam em Deus, se ele é bom e misericordioso, se ele trouxe as pessoas pra terra para fazerem algo, façam o que acreditam que ele quer de vocês. Não, ele não quer que vocês saiam pregando infelicidade, medo e culpa por onde andarem! Isso é coisa dos Homens, os homens querem a culpa e a opressão das diferenças.
Queimem suas bíblias! É só mais um livro escrito por homens
Ainda não foi provado a existência de deus, isso é uma questão de fé. Mas, essa fé não justifica tratar mal os outros, impedir as pessoas de serem felizes, de cortar a liberdade das mulheres, de achar que algumas pessoas são melhores que outras... Não devemos apenas estender a mão a todos, isto é, tolerar as diferenças, isso até os religiosos fazem! Devemos aceitar as pessoas como elas são, respeitá-las como se fossem uma parte de nós (não vou dizer como se fosse parte da nossa família por que tem gente que não respeita a própria família... Tem gente que não se respeita também, mas aí é outra questão...). Devemos respeitar todos
Esse é um passo muito difícil, mas temos que começar. Temos que desconstruir os estereótipos, os preconceitos, as opressões e sermos livres e libertar os outros. Quem acredita em Deus, deve acreditar em Deus, não num livro
Eu estava falando sobre a mulher ação e aí veio esse papo de bíblia e culpa e tudo mais, mas isso só porque lembrei que Eva agiu
Eu estava falando das mulheres como seres de ação. Entretanto, não podemos esquecer do pensamento e da escrita, que, acreditem ou não, também são ações! Quer dizer, mulheres, dividam-se de maneira que as que cada uma façam o que fazem de melhor para combater o patriarcado! E, pronto. Era só isso o que eu tinha pra dizer...
Queria mudar o mundo, mas meu amigo disse que eu não vou conseguir e eu concordo, porque esse é um peso muito grande só pra mim. Mas, vou tentar mudar as coisas perto de mim, e conseguir boas notas no mestrado, se eu conseguir isso já ficarei feliz.
Comentários
Postar um comentário
E o seu dia, como está indo?