A juntar dinheiro
Para estudar em outro país sem bolsa é importante ter dinheiro, sobrando. Esse não é o caso. A família fez empréstimos no banco, não para o mestrado, mas para uma outra atividade que surgiu de uma hora pra outra, será detalhada depois. Então, para não ficar tão pesado pra Mamai, resolvemos fazer uma Rifa. 300 números, 30 prêmios, 10R$ o número. Ganharia 2mil R$ e as despesas seriam de mil reais. Vendemos para todos os conhecidos, amigos ou não, exatos 200 números. Os prêmios diminuíram proporcionalmente, e algumas pessoas não quiseram a garrafa, logo foi possível juntar aproximadamente 2mil reais. Outra forma de juntar dinheiro foi a Vakinha :) mas, essa tá meio magra, apesar de tanta gente sentindo pena.
Uma festa surpresa
Duas semanas antes de partir recebi a notícia da chegada do meu visto. Aprovado, posso ir pra Portugal sem problemas. Vamos hoje! Mas hoje é sexta ainda! Mas é melhor que segunda cedinho eu pego e volto na terça. Mas não, domingo vamos fazer um churrasco! Ok, então. Mas, o churrasco era, na verdade, um almoço com toda a família, e o almoço se estendeu pela tarde, e tinha gente aproveitando até a noite, dançando vários ritmos que os DJs soltavam. Foi o mais próximo de uma festa de despedida que se pode ter.
A saga do visto
Isso é fácil: Mande um e-mail para o consulado mais perto de você, se não for respondido, ligue e se ainda não conseguir informações, vá até lá com todos os documentos necessários - que mudam a cada dois anos. Chegando lá eles vão dizer que não está tudo completo, então corra atrás de tudo perfeito e com todas as fotocópias do mesmo cartório por que essa é a maneira correta dos documentos. Faça todo o trabalho da pessoa do consulado (se ela for tão preguiçosa quanto a que nos atendeu, claro), e espere alguns dias. Quando o visto chegar, mande o passaporte pra São Paulo e espere ele voltar com seu visto, ou vá você mesmo pegá-lo (vai saber quado os correios resolvem entrar em greve?). Pra pegar é necessário marcar um horário e chegar lá até as 10h, mas esse horário não é tão duro. Chegamos as 10h em ponto, ficamos esperado nos chamarem e: Nada. Fomos até a porta, perguntar sobre o visto e ele só pediu pra deixar o passaporte ali que ele já me devolveria com o visto: Certinho, em 10min o visto estava no passaporte que estava em minhas mãos, a caminho da grande cidade de São Paulo.
Os atos heroicos que deixamos de ter
Atravessando a avenida Ipiranga (ou a São João) um ciclista quase me atropela. Quase por que meu namoradinho me salvou desse destino. Mas o ciclista era ladrão e roubou uma mocinha que nem conseguia gritar direito de tão nervosa que ficou. Ou a culpa era da chuva que a deixou sem voz...
Os encontros e reencontros
Andando de bike encontrei uma zebra que conheci em Londres. Já a havia reencontrado em Dublin e lá a gente até dormia junto, digo, na mesma casa. E, em Sampa lá estava a mesma zebra andando de bike pelo Ibirapuera. Também encontramos e reencontramos a família, e cantamos com o pequeno-grande comedor de banana com catchup, mas não falamos das lesminhas gosmentas que comemos.
Saudades imensas e saudades eternas
Já to com muita saudade de todos de casa. Espero superar isso, pois preciso de foco por aqui, e aqui é tudo tão diferente. Mas é animador lembrar que vamos encontrar os que amamos em pouco tempo. Todo o tempo é pouco, muito é a eternidade. Saudade é para matar. Como é difícil deixar quem a gente ama. No aeroporto foi uma tristeza enorme. Sair assim, deixar minha família... Sempre pensei que elas ficariam bem sem mim, quero dizer, ainda acho que estão bem sem mim, mas no aeroporto foi como se o melhor a fazer da vida era cancelar toda essa viagem e ficar com minha mãe, minha irmã... Ficar com a família. Parecia que o certo era não 'abandonar' o namorado... Mas, estou começando a me sentir bem aqui.
Mudando de cidade e mudando de casa
Falamos sobre um empréstimo, no primeiro parágrafo. Bem, é pra reforma da casa nova. Que vai ficar linda, aposto. Enquanto mudo de Foz, Mamai e Sis mudam pra vila Yolanda. Mais perto de tudo, menos de mim, claro. Meu quarto está ficando lindo, assim como a casa inteira.
...Até o retorno próximo.
Comentários
Postar um comentário
E o seu dia, como está indo?